Direção da Unifan se reúne com coordenadores de cursos e Colégio de Aplicação para apresentar Resolução com novas normas de funcionamento

No início da semana o Conselho Deliberativo da Associação Aparecidense de Educação, presidido por Alcides Ribeiro Filho, esteve reunido para elaborar, discutir e aprovar uma Resolução com base nas orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação, acerca do Coronavírus (Covid-19).
Na última sexta-feria (27/03) a direção da Faculdade Alfredo Nasser convocou uma reunião de trabalho com todos os coordenadores de cursos da Instituição. A abertura foi feita pelo Diretor Acadêmico, Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, que iniciou afirmando que o momento é de atenção e não de pavor.
O docente disse ainda que a situação é inusitada para todos e que a própria Unifan está aprendendo a conviver e se adequar ao atual cenário. “Somos professores e disseminadores de informações. O que iremos compartilhar com os nossos alunos serão informações e métodos atualizados de acordo com a realidade, daí a importância vital de nos prepararmos, adequarmos e engajarmos nessa verdadeira cruzada em garantir ao corpo discente uma educação de qualidade e excelência”, afirmou o professor Carlos Vicchiatti.
O Diretor Acadêmico leu a íntegra da Resolução para os coordenadores de cursos. O documento traz como destaque a interrupção, temporária, de todas as atividades acadêmicas presenciais, instituindo o sistema remoto, a partir de 31/03/2020.
A Instituição disponibilizará o Sistema Acadêmico Virtual para os professores ministrarem as atividades acadêmicas, por meio de recursos tecnológicos. Além disso, todos os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos, sob a presidência dos respectivos Coordenadores, emitirão orientações para o corpo docente e discente, que regerão o processo de ensino, pesquisa e extensão, durante o tempo em que durarem as adequações das rotinas que evitem o contágio com o Coronavírus. Ainda de acordo com a Resolução apresentada, a Secretaria e o Departamento Financeiro da Unifan atenderão exclusivamente por telefone ou emails institucionais.
O Prof. Esp. Divino Eterno de Paula Gustavo, diretor de Desenvolvimento da Faculdade Alfredo Nasser afirmou que o interesse a partir de agora é criar e desenvolver uma nova relação de trabalho, sem deixar que os reflexos do atual cenário prejudiquem na qualidade do ensino oferecido. O docente disse que nas últimas semanas teve vários contatos com representantes de outras IES e com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás, discutindo formas de amenizar os impactos provocados com as adequações necessárias.
“O isolamento social foi o único caminho, já que a situação é séria e preocupante. Buscamos resguardar o bem estar de nossos alunos, professores e coordenadores, por isso resolvemos criar esse ambiente virtual de trabalho. A Faculdade continuará funcionando no sistema presencial, só que de forma remota”, ressalta o professor Divino Gustavo.
Foi criado e apresentado aos coordenadores a nova rede de relacionamento que será utilizada entre professores e alunos. A direção da Unifan garante que o Calendário Acadêmico não será prejudicado. Todos os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos serão trabalhados no site (http://www.unifan.edu.br/unifan/aparecida/) da Instituição e os professores estarão atendendo virtualmente os alunos nos horários habituais de aula. De acordo com a diretoria Acadêmica o que estarão suspensas temporariamente são as aulas laboratoriais e estágios, tanto dos cursos da Saúde, como no Núcleo de Práticas Jurídicas, etc. “As aulas laboratoriais acontecerão de forma tutorial. Todos os Estágios estão temporariamente suspensos e os Trabalhos de Conclusão de Curso, neste semestre, não terão banca de avaliação. Tudo será feito remotamente”, explica o professor Carlos Vicchiatti.
Ao final da reunião, que aconteceu no auditório da Faculdade, respeitando as normas de distanciamento pessoal e prevenção, houve o momento de apresentação da nova plataforma online e respondidas eventuais dúvidas e questionamentos dos coordenadores de cursos que a partir de agora, após a capacitação, atuarão como multiplicadores das informações junto ao corpo docente.

Em seguida a diretora do Colégio de Aplicação, professora Zilda Reis reuniu todos os coordenadores da unidade para ouvir do diretor de Desenvolvimento da Unifan, Divino Gustavo, as explicações contidas na Resolução que também são direcionadas ao Colégio.